top of page
Buscar

Transacionar com Pinbars

  • Pedro Fernandes
  • 20 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Um pinbar, é uma formação com determinadas características muito particulares e por isso facilmente identificável. Possui uma sombra que engloba no mínimo 2/3 do total do candlestick. Em certos casos, possui apenas uma sombra, contudo, isto não invalida que não possa ter sombras em ambos os lados do seu corpo, sendo que uma delas, será sempre muito menor e designa-se por -nose- nariz da vela.



Na essência um pinbar manifesta exaustão por parte dos «bulls» ou «bears» consoante esta vela ocorre numa tendência de alta, ou baixa. Nessa óptica, é fácil perceber que um pinbar pode ter uma anatomia invertida à que se apresenta na figura acima. O importante, é saber fazer a leitura do candlestick no contexto que aparece e perceber quando estamos perante uma inversão de tendência para dessa forma, entrarmos no mercado no sentido do «momentum».


Em termos de fiabilidade ou mesmo lucro potencial, quanto maior for a sombra principal do pinbar, melhor, ou seja, mais garantias nos é dado por este sinal de reversão.


Contudo, é importante salientar que nem sempre um pinbar é um sinal de inversão de tendência. Consoante a zona do gráfico onde aparece, as pinbars podem comportar-se como eventuais sinais de continuidade de tendência.


Nesse sentido, é importante transaccionar recorrendo aos sinais que os pinbars oferecem apenas quando estes forem detectados junto a níveis S/R importantes. Pessoalmente, gosto de transaccionar pinbars que aparecem em gráficos de D1 ou H4, não querendo isto dizer que sendo detectados nestes gráficos, as entradas não possam ser realizadas em timeframes inferiores. Simplesmente porque sinais de price action relacionados com formações de candlesticks, são sempre muito mais fiáveis quando ocorrem em timeframes maiores.


Existem várias formas de transaccionar com pinbars. Aqui apresentam-se duas delas, uma mais convencional, e outra, mais conservadora.



ENTRADA CONVENCIONAL

Este tipo de entrada consiste na colocação de uma ordem pendente próximo do nariz do pinbar e um SL junto à sombra maior.




ENTRADA CONSERVADORA - 50% do candlestick

Neste tipo de entrada, a ordem pendente será colocada a 50% do pinbar na expectativa que exista uma retração do preço. Este tipo de entrada tem a vantagem de permitir rácio de risco vs recompensa mais favoráveis, contudo, nem sempre a ordem pendente é activada.


A metade do pinbar pode ser determinada com rigor usando por exemplo a ferramenta de retração de Fibonacci, utilizando como referência o nível de 50%.


コメント


 MISSÃO: 

 

somos uma comunidade, que pretende educar financeiramente pessoas que queiram exercer a actividade de trader, ou outras, ligadas aos mercados financeiros, como sejam correctores de apresentação ou afiliados online.

O nosso objectivo visa dar formação gratuita, através de webinários, artigos, assim como todo o apoio durante e após o período de formação.

O que é um trader? Se ainda não sabe clique aqui

Brevemente teremos mais novidades

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

 Categorias: 
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
 Siga-nos: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W

© criado por Clube de Traders

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Blogger - White Circle
bottom of page