Força da tendência
- Pedro Fernandes
- 18 de abr. de 2016
- 3 min de leitura

FACTORES QUE AJUDAM A DETERMINAR A FORÇA DUMA TENDÊNCIA
Saber identificar a tendência do mercado e a força da mesma, é determinante para o sucesso de um trader.
Existem alguns factores que podem ser analisados na altura de percebermos se uma tendência está com força, ou pelo contrário, está à beira da sua reversão.
Primeiramente, é importante relembrar o que é um mercado em tendência. Como sabemos, essa tendência pode ser de alta, quando máximos e mínimos vão aumentando, ou de baixa, quando máximos e mínimos vão diminuindo. Graficamente, um mercado em tendência pode ser representado da seguinte forma, consoante as situações acima referidas, respectivamente:

Dentro dos factores que importa analisar para termos a percepção da força da tendência, podemos considerar os seguintes:
1. Características da tendência
a observação da posição e distância entre máximos e mínimos ao longo do tempo, pode dar uma noção da força da tendência. Basta para isso verificar se a distância entre dois máximos ou dois mínimos vai aumentando, mantendo-se constante, ou diminuindo ao longo do tempo. Graficamente isso é facilmente observável.

Observando a figura acima, percebe-se facilmente que numa primeira fase, mínimos e máximos, representados por circunferências azuis e laranjas, respectivamente, estavam em crescimento, isto é iam-se gerando a preços cada vez mais altos e após, a formação do topo máximo, assiste-se a uma inversão de tendência e subsequente diminuição de mínimos e máximos.
2. Frequência com que o preço testa os níveis de suporte e resistência (S/R)
Partindo do exemplo duma tendência de alta, à medida que o preço se vai aproximando duma mudança de tendência, os máximos ou topos vão ocorrendo de forma menos espaçada, passando a ser mais frequentes. O nível ou linha de tendência que vai suportando o preço, passa a ser testado com maior frequência, até que a dada altura é rompido, iniciando a inversão de tendência.

Se observarmos cada topo, verificamos que à medida que o preço se vai movendo, há por parte dos compradores menos força. E por conseguinte, os vendedores vão a pouco e pouco tomando o "controlo das operações", até se tornarem mais fortes, invertendo a tendência.
3. Congestionamento do preço
Outro factor a ter em conta nas situações em que estamos prestes a observar uma mudança de tendência, muito comum, particularmente de maior facilidade de visualização em timeframes menores, é a existência de um certo congestionamento do preço nas imediações da linha de tendência, seja ela S/R. Essa pressão que a dada altura passa a ser constante por parte de «bulls» ou «bears», consoante o lado para o qual a tendência inverte, é mais um sinal que poderemos estar na iminência de um rompimento e respectiva inversão de tendência. Contudo, este fenómeno de congestionamento é igualmente comum em alturas em que o mercado pode continuar a tendência, portanto, este é só mais um sinal que diz ao trader que deve estar atento, sobretudo para aqueles que gostam de transacionar nas inversões de tendência, por serem em geral, alturas potencialmente muito lucrativas. Na pratica, zonas de congestionamento não são mais que sinónimo de indecisão do mercado. Basicamente, regiões do gráfico em que a luta entre vendedores e compradores é intensa e nesse sentido, o trader deve estar fora nestas alturas, sendo mais sensato entrar após a percepção de para que lado ocorre o rompimento. Ou seja, se ocorre no sentido da tendência, ou pelo contrário, para o lado de inversão da mesma.
Abaixo seguem-se duas situações de congestionamento do mercado. Na primeira, o congestionamento rompe no sentido da continuidade da tendência, na segunda, a favor da mudança da mesma.


Em ambos os casos, e uma vez que um trader não deve fazer futurologia mas ir atrás da "maré", isto é, das ondas da tendência, é comum serem usadas estratégias envolvendo ordens pendentes de forma a serem "apanhadas" após o mercado ter decidido qual rumo a tomar, isto é, para qual dos lados irá ocorrer o seu movimento.
Comments